Foto: Pedro Souza/CAM

O Atlético recebe o Libertad nesta quinta-feira, no Mineirão, pela primeira rodada do grupo G da Copa Libertadores. A bola rola às 19h, e o Galo detém um recorde a defender na Conmebol. Considerando equipes com pelo menos 50 jogos de mandante, é o clube que tem o menor índice de derrotas.

Da sua primeira participação em 1972, até os dois jogos contra Carabobo e Millonarios na “pré-Libertadores” de 2023, o Atlético tem 58 jogos em casa na história da Libertadores, e dá para contar as vezes que perdeu em apenas uma mão: foram cinco tropeços – 8,6%.

O último deles aconteceu na rodada derradeira dos grupos da Libertadores de 2022. O Galo perdeu para o Tolima por 2 a 1, quando já estava classificado para as oitavas. Antes, havia sofrido derrota para o Cerro Porteño e Nacional do Uruguai na Libertadores de 2019 (Mineirão), além do Atlas-MEX em 2015. Lá atrás, também foi derrotado na Pampulha pelo Boca Juniors, no triangular com o River Plate pela semifinal de 1978.

A força em casa do Atlético na Libertadores foi diferencial para o clube avançar na fase de grupos. Para 2023, haverá um novo atrativo: premiação de US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão) a cada vitória nessa etapa. Fora que jogos do Galo no Mineirão são sempre sinal de bons lucros na bilheteria.

Entre as vitórias em casa na competição, o Atlético chegou a superar o Libertad no Independência, pela fase de grupos de 2017, por 2 a 0, com gols de Robinho e Cazares. Como visitante, a equipe de Assunção-PAR tem apenas três vitórias nas últimas 11 partidas. E só venceu um time no Brasil em toda a história – o Grêmio, por 1 a 0, em 2019.

Atlético em casa na Libertadores:

  • 58 jogos
  • 36 vitórias
  • 17 empates
  • 5 derrotas
  • 72% de aproveitamento

FONTE DA MATÉRIA: GLOBO ESPORTE

06 de abril de 2023
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.