Com o intuito de “corrigir” o Ranking de clube da América do Sul, a Conmebol, junto a alguns clubes campeões de um antigo torneio da década de 90, deram início ao procedimento para unificar os títulos da Copa Conmebol com a atual Copa Sul-Americana. Para essa unificação, foi formado um comitê para votar a favor dessa medida da entidade continental.

Em um primeiro momento, o comitê de clubes seria composto pelos 16 times que se classificaram às oitavas de final da Libertadores 2022. Entre eles, o próprio Atlético, além do Talleres (ARG), que foi campeão da Copa Conmebol em 1999. Porém, a Conmebol chegou a sinalizar que seriam só os oito classificados às quartas de final.

Porém, a Conmebol manterá a formação com os 16 clubes. Para o Atlético e demais campeões, que serão beneficiados no ranking de clubes em caso de reconhecimento/unificação, o cenário mais favorável é de 16 clubes no comitê, com mais presenças estrangeiras.

Dos 16 clubes, 10 votaram a favor da unificação, dentre eles os brasileiros Atlético (bicampeão da Conmebol), o Athletico-PR, atual finalista da Libertadores, e o estreante Fortaleza. 3 clubes se abstiveram, sendo o Emelec, o Tolima e o Cerro Porteño. E outros 3 clubes foram contra a medida, sendo o atual bicampeão continental, o Palmeiras, o atual finalista, o Flamengo, e o Corinthians.

De acordo com o “GE”, o principal reflexo em caso do reconhecimento da Copa Conmebol como Sul-Americana está no ranking da entidade sul-americana do futebol. O Atlético seria o maior favorecido, já que poderia ganhar até 300 pontos por ter duas Copas Conmebol.

Agora, a decisão sobre a unificação dos títulos deve ser feita na reunião do conselho executivo, possivelmente em outubro.

12 de setembro de 2022
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.