Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Neste domingo, o Atlético encara o Flamengo pela decisão da Supercopa do Brasil 2022. Caso seja o vencedor, o Galo será o 4º time a conquistar a taça da competição, se juntando a Grêmio, Corinthians e ao Flamengo.

HISTÓRIA

A Supercopa do Brasil de Futebol é uma competição disputada entre o campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol e o campeão da Copa do Brasil de Futebol. Os campeões nacionais disputam a Supercopa no ano seguinte da conquista dos títulos. Caso uma mesma equipe vença as duas competições (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) o vice-campeão brasileiro disputa a Supercopa do Brasil, ocasião que irá acontecer na edição de 2022.

O torneio tem o formato semelhante às Supercopas de vários países europeus. Assim, quando um clube ganha os dois campeonatos o vice-campeão nacional disputa a Supercopa. Na década de 2010 surgiram na América do Sul o mesmo tipo de torneio em alguns países, como a Supercopa Argentina em 2012, Supercopa do Chile em 2013 e a Supercopa Uruguaia em 2018.

No Brasil, a Supercopa teve sua primeira edição em 1990, um ano após a realização da primeira Copa do Brasil, vencida pelo Grêmio em 1989. A final foi entre o time gaúcho e o Vasco da Gama, campeão brasileiro daquele mesmo ano.

O Grêmio bateu o time carioca por 2 a 0 em Porto Alegre na primeira partida e na volta houve empate em 0 a 0, no Rio de Janeiro. Assim, o Tricolor gaúcho se sagrou o primeiro campeão da Supercopa.

Na edição de 1991, a final foi entre Corinthians (Campeão Brasileiro 1990) e Flamengo (Campeão da Copa do Brasil 1990). O time paulista sagrou-se campeão naquele ano.

Depois dos 2 primeiros anos a Supercopa deixou de ser realizada, voltando ao calendário brasileiro a partir de 2020. Nas temporadas 2020 e 2021, o Flamengo conquistou a taça vencendo Athletico-PR e Palmeiras na decisão.

18 de fevereiro de 2022
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.