Foto: Reprodução

Em entrevista ao canal do Breno Galante, no Youtube, o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, afirmou que o clube já solicitou à CBF o reconhecimento de Campeão Brasileiro ao Galo pelo título nacional conquistado pelo clube em 1937, o chamado “Campeão dos Campeões”.

“Já fizemos um trabalho e apresentamos à CBF para que ela reconheça, como ela reconheceu os títulos de outros clubes (Taça Brasil e Robertão), temos muita esperança para que isso possa acontecer. Depende da CBF, a parte que deveria ser feita pelo Atlético foi feita, como comprovação dos jogos, matérias de jornais e tudo mais. Então a CBF vai analisar e estamos otimistas que isso vai dar certo. Tendo aprovação da CBF, nós vamos comemorar esse título como os demais clubes comemoraram também”, disse Sérgio Coelho.

ENTENDA COMO FOI A COMPETIÇÃO EM 1937

O torneio Campeão dos Campeões foi organizada pela Federação Brasileira de Football (FBF), que ainda em 1937 se incorporaria à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O campeonato foi criado para reconhecer o primeiro campeão nacional no Brasil através dos vencedores dos campeonatos estaduais do ano anterior.

O PRIMEIRO CAMPEONATO PROFISSIONAL

O Campeonato Mineiro de 1936 foi o primeiro campeonato da era profissional do futebol mineiro. Vencido pelo Atlético de forma tranquila, com 9 vitórias em 12 jogos, além de uma goleada de 6 a 1 sobre o até então desconhecido Palestra Itália, o Galo sobrou no certame e foi o representante de Minas no primeiro torneio nacional do Brasil.

Na Copa dos Campeões de 1937, seis equipes de cinco estados participaram: Fluminense (campeão carioca de 1936), Portuguesa (campeã paulista de 1936), Atlético (campeão mineiro de 1936), Rio Branco (campeão capixaba de 1936), o Aliança (campeão campista de 1936) e a Liga Sportiva da Marinha (equipe convidada).

Disputado no mesmo molde do Campeonato Brasileiro atual (pontos corridos e turno e returno), a Copa dos Campeões foi realizada de 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 1937.

O time atleticano tinha grandes nomes, como Kafunga, Guará, Zezé Procópio e Paulista, teve uma campanha de encher os olhos. Em seis jogos disputados, foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota.

JOGOS DO ATLÉTICO

13 de janeiro de 1937
Fluminense 6 x 0 Atlético – Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)

17 de janeiro de 1937
Rio Branco-ES 1 x 1 Atlético – Estádio Governador Bley, Vitória (ES)

24 de janeiro de 1937
Atlético 5 x 0 Portuguesa – Estádio de Lourdes, Belo Horizonte (MG)

31 de janeiro de 1937
Atlético 4 x 1 Fluminense – Estádio de Lourdes, Belo Horizonte (MG)

3 de fevereiro de 1937
Atlético 5 x 1 Rio Branco-ES – Estádio de Lourdes, Belo Horizonte (MG)

14 de fevereiro de 1937
Portuguesa 2 x 3 Atlético – Campo do Cambuci, São Paulo (SP)

* O jogo do título aconteceu na partida contra o Rio Branco, na goleada por 5 a 1.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – (Vitória = 2 pontos; Empate= 1 Ponto)

1 – Atlético: 9 pontos (CAMPEÃO)
2 – Fluminense: 6 pontos
3 – Rio Branco-ES: 6 pontos
4 – Portuguesa: 4 pontos

REPERCUSSÃO DO TÍTULO

“O Clube Athletico Mineiro conquista para Minas Gerais o título de Campeonato Brasileiro” – Foto: Reprodução/Centro Atlético de Memória

A façanha do Galo também foi destaque fora de Minas Gerias. O Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, colocou em manchete, no dia 4 de fevereiro de 1937 (um dia após o Galo garantir o título) “Atlético Campeão dos Campeões”.

Jornal dos Sports – Foto: Reprodução/Centro Atleticano de Memória

O Estado de Minas voltou a noticiar o Galo para os mineiros. Na última partida diante da Portuguesa (14/02), o jornal ressaltou a grande exibição do Atlético em solo paulista e o futebol da equipe “Exibição que surpreendeu o público paulista”.

Foto: Reprodução

Teve mais repercussão. Até revistas esportivas da época não falava outra coisa a não ser o feito do Galo.

Revista destacando a conquista do Atlético Mineiro de 1937 – Fonte: Centro Atleticano de Memória

CURIOSIDADE

A conquista épica do Galo ficou eternizada. Para sempre no hino oficial do clube, escrito por Vicente Motta em 1968, a quarta estrofe da letra foi reservada para exaltar o título nacional do Alvinegro “Nós somos Campeões dos Campeões”.

TIME CAMPEÃO ATLÉTICO EM 1937

Floriano Peixoto (técnico), Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis. Agachados: Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair.

21 de dezembro de 2021
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.