Foto: Pedro Souza/CAM

O atacante Hulk foi decisivo, mais uma vez, para o resultado de um Atlético x Cruzeiro. No Parque do Sabiá, marcou o gol da vitória do Galo, ao cobrar uma falta perto do círculo central em potente chute. Pegando o campo de Uberlândia como referência, a finalização do atacante atingiu 131,2 km/h, em cálculos estimados.

Essa velocidade é maior do que o recorde mundial registrado no Guinness Book, que pertence ao espanhol Francisco Javier Galan, um jogador de divisões inferiores na Espanha, que soltou uma pancada de 129 km/h em um desafio feito por um programa espanhol em 2001. 

Apesar dos cálculos pós-chute terem chegado aos 131 km/h, a falta cobrada por Hulk não poderia entrar no Guinness Book, já que eles só aceitam recordes que possuem registros oficiais, geralmente acompanhados pelos representantes do livro dos recordes. No caso do chute do espanhol registrado no livro, por exemplo, foi possível medir com precisão a velocidade, pois aconteceu em um programa que tinha uma máquina para isso, o que não é o caso de Hulk, conforme publicou o site Superesportes.

Foi o sétimo gol de falta de Hulk pelo Atlético, igualando a marca que obteve em quatro temporadas no Zenit, da Rússia, em estatística divulgada pela assessoria de imprensa do atacante – Fellegger Und Fellegger. No time de São Petersburgo, Hulk fez 148 jogos oficiais, contra 144 pelo Galo.

Em 2023, o artilheiro do Galo já havia feito gols assim contra o Democrata de Sete Lagoas (duas vezes no mesmo jogo), além ter empatado o último clássico, em uma cobrança de pouco ângulo.

No clássico pelo primeiro turno do Brasileiro, Hulk sofreu a falta de Matheus Jussa perto do meio de campo. O goleiro Rafael Cabral abriu mão da barreira. O atacante comentou que havia se preparado para uma batida em jogada ensaiada. Ao ver a movimentação sem barreira do adversário, arriscou a pancada. E foi feliz.

Considerando que o Parque do Sabiá tem as medidas oficiais da Fifa – 105m x 68m -, então é certo dizer que metade do campo tem a medida de 52,5 metros. O próprio corpo de Hulk serve como referência. O atacante tem 1,80 metros de estatura.

É possível posicionar “dois Hulks” entre a bola e a linha do grande círculo, que possui raio de 9,15m. Assim, nos cálculos de matemática, a bola da falta estava a 39,75 metros da linha do gol de Rafael Cabral.

Pelo cronômetro da partida, o pé esquerdo de Hulk encosta na bola no seguinte horário: 18 horas, 56 minutos, 21 segundos e 10 centésimos. Ela chega na área do gol com 18 horas, 56 minutos, 22 segundos e 19 centésimos no relógio. Ou seja, o percurso levou 1,09 segundo.

A velocidade do chute de Hulk, portanto, registrou a velocidade de 36,46 metros por segundo. Na conversão m/s para quilômetro por hora (multiplica-se por 3,6), temos a velocidade na medida mais habitual: a bomba teve 131,2 km/h de velocidade.

O Atlético venceu por 1 a 0, e segue na cola do vice-líder Palmeiras, com 16 pontos. Além disso, viu o líder Botafogo (21 pontos) perder para o Athletico-PR. Mas o clássico de Uberlândia ficou para trás. O Galo já chegou a Lima, no Peru, e irá enfrentar o Alianza nesta terça-feira, pela quarta rodada do grupo G da Libertadores.

FONTE DA MATÉRIA: GLOBO ESPORTE

05 de junho de 2023
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.