Há 115 anos começava em um campo próximo ao local onde hoje está o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte a história mais importante do futebol em Minas Gerais. No dia 21 de março de 1909, o Atlético entrou em campo pela primeira vez. Vitória por 3 a 0 sobre o Sport Club, gols de Aníbal Machado, o Pingo, Zeca Alves e Mario Neves, filho de Alice Neves.

Segundo o blog O Canto do Galo, o primeiro time a entrar em campo para defender as cores do Atlético foi formado por Eurico Catão, Mauro Brochado e Leônidas; Raul Fraccaroli, Mario Toledo e Hugo Fraccaroli; Margival, Mario Neves, Zeca Alves, Aníbal Machado e Benjamin Moss.

O técnico foi Chico Neto.O Sport Clube Foot-Ball havia sido o primeiro time do esporte bretão fundado na novíssima Belo Horizonte, sob o comando de Vitor Serpa, o “pai” do futebol mineiro.

Eram outros tempos, em que jovens estudantes, entusiasmados pela nova prática esportiva, formavam (e desformava) equipes em diferentes regiões da capital.

O Atlético, fundado em 25 de março de 1908, fazia apenas partidas entre seus dois quadros. Até chegar a hora do primeiro jogo oficial, realizado há exatos 115 anos, num terreno baldio onde, hoje, está o prédio da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), ao lado direito da Praça Rio Branco, na Rodoviária de BH.

O atleticano se acostumou a ler e ouvir as histórias de Mário de Castro, o primeiro grande artilheiro do clube, vibrou e sofreu com a história de Guará, o perigo loiro, atacante do time Campeão Brasileiro em 1937. Tantos outros vieram. Ubaldo e Lucas Miranda nos áureos tempos do Independência.

Dario, que de tanto parar no ar e balançar as redes herdou a coroa de Mario de Castro, até passá-la ao Rei Reinaldo, mais recentemente Guilherme, Marques, Tardelli e Hulk. Mas o primeiro jogador a balançar as redes de um adversário pelo Atlético foi Anibal Machado, ou Pingo, como era conhecido.

Com apenas 14 anos, Pingo era natural de Sabará. Ele ainda marcou outros dois gols nas duas partidas seguintes, contra o mesmo Sport Club, novas vitórias por 2 a 0 e 4 a 1. Essas foram as três únicas partidas do Atlético em 1909, triunfos que decretaram o fechamento das atividades do primeiro rival.

*com informações do site oficial do ATLÉTICO.

21 de março de 2024
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.