O cenário das últimas temporadas se repete em 2023. Dono do maior investimento e do elenco mais poderoso de Minas Gerais, o Atlético é mais uma vez o grande favorito à conquista do Campeonato Mineiro. E, se confirmar a expectativa, o time alvinegro voltará a ser tetracampeão estadual consecutivamente após mais de quatro décadas.

Maior campeão mineiro, com 47 troféus, o Galo emendou pelo menos quatro conquistas apenas duas vezes na história. A primeira foi o pentacampeonato entre 1952 e 1956, na fase pré-profissional da competição. A mais recente foi o hexa entre 1978 e 1983, sequência recorde do clube. Nessa série, o tetra foi em 1981 – há 42 anos, portanto.

Em 2020, o time comandado por Jorge Sampaoli derrotou o Tombense nas finais disputadas em agosto, num campeonato marcado pela interrupção causada pela pandemia de COVID-19. Foi o marco inicial da reconstrução de um elenco após eliminações traumáticas na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

No ano seguinte, o Atlético – dono da melhor campanha na fase classificatória – contou com o regulamento para ser campeão após dois empates sem gols com o América. Sob desconfiança, o técnico Cuca levantou o primeiro dos três troféus que conquistaria naquela histórica temporada alvinegra, que ainda teve os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

O tricampeonato em 2022 veio com um Mineiro quase irretocável do Galo de Turco Mohamed. As críticas pelo futebol inconsistente contrastam com os ótimos números. Foram 12 vitórias, um empate e só uma derrota na competição – campanha coroada com o triunfo por 3 a 1 na final única contra o arquirrival Cruzeiro, no Mineirão dividido meio a meio pelas torcidas.

Na final de 2023, contra o América, o Atlético está com a mão na taça, já que venceu o primeiro jogo por 3 a 2 e por ter vantagem no regulamento, pode até perder por 1 gol de diferença que mesmo assim se consagrará campeão pela 47ª vez seguida.

08 de abril de 2023
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.