Foto: Divulgação

O Atlético decide nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, o título da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Será a sétima vez que o Galo disputará uma final de campeonato no formato mata-mata longe de Minas Gerais e o Alvinegro tentará a sua segunda taça.

Para ser bicampeão da Copa do Brasil, o Atlético terá que mudar o mal retrospecto quando decide título fora de Minas. Em 6 finais, o Galo perdeu o título em 5 oportunidades quando o último jogo do mata-mata foi fora da capital mineira.

AS DECISÕES

A primeira decisão de título aconteceu na final do Campeonato Brasileiro de 1980, contra o Flamengo. O Atlético foi decidir a taça no Maracanã e após vencer o 1º jogo no Mineirão por 1 a 0, o Galo foi derrotado pelo adversário por 3 a 2 no Rio de Janeiro e acabou perdendo o título.

Doze anos mais tarde veio a primeira e única glória atleticana longe de casa. Na final da Copa Conmebol de 1992, o Atlético enfrentou o Olímpia na final. No primeiro jogo, no Mineirão, o Galo bateu os paraguaios por 2 a 0. A segunda partida foi em Assunção e após derrota por 1 a 0, o Alvinegro se sagrou campeão sul-americano na casa do adversário.

No ano seguinte veio o segundo algoz do Atlético. Na decisão da Copa Ouro de 1993, o Galo enfrentou o Boca Juniors e perdeu o caneco. Após empatar o 1º jogo no Mineirão por 0 a 0, o Galo foi até Buenos Aires e perdeu por 1 a 0, ficando com o vice-campeonato.

Em 1995, o Atlético perdeu um dos títulos mais inacreditáveis da história do futebol. Na decisão da Copa Conmebol daquele ano, o Galo enfrentou o Rosário Central e de forma melancólica decepcionou na grande final. Na primeira partida, no Mineirão, goleada atleticana por 4 a 0, um show atleticano. Na volta, em Buenos Aires, o Galo conseguiu perder pelo mesmo placar e acabou perdendo a taça nos pênaltis.

Quatro anos mais tarde veio mais uma decisão de Brasileirão para o Galo. Em 1999, o Alvinegro enfrentou o Corinthians na final. A primeira partida aconteceu no Mineirão e o Atlético venceu os paulistas por 3 a 2. Naquele ano, o campeonato foi decidido em 3 partidas e como o Corinthians teve melhor campanha, os dois últimos jogos foram realizados em São Paulo. O Atlético perdeu o segundo confronto por 2 a 0 e ficou no 0 a 0 no 3º jogo. Acabou vice-campeão.

Já a última decisão de título longe de Minas Gerais aconteceu em 2016. Pela Copa do Brasil, o Galo enfrentou o Grêmio na grande final. Na primeira partida no Mineirão, derrota atleticana por 3 a 1. Na volta, em Porto Alegre, houve empate em 1 a 1 e a taça ficou com os gaúchos.

TÍTULOS SEM MATA-MATA

O Galo já foi campeão longe de Minas Gerais em outras oportunidades, quando o título chegou sem precisar de um mata-mata.

Em 1971, o Atlético foi campeão brasileiro em pleno Maracanã após derrotar o Botafogo por 1 a 0. Naquele ano, houve um triangular com Botafogo e São Paulo e na soma dos jogos, o Galo foi o vencedor.

Em 2006, o Galo foi campeão brasileiro da Série B no estádio Castelão, no Ceará. O Alvinegro bateu o time da casa por 1 a 0 e conquistou o título daquela temporada no Nordeste.

Já nesta temporada, o título do bicampeonato brasileiro chegou 50 anos depois e novamente veio em outro estado. Com uma virada espetacular sobre o Bahia, na Fonte Nova, por 3 a 2, o Galo conquistou a taça em Salvador.

Agora, mais uma vez o Atlético terá a chance de ser campeão na casa do adversário. Contra o Athletico-PR o título da Copa do Brasil já está encaminhado, uma vez que o Galo venceu o primeiro jogo em Belo Horizonte por 4 a 0.

14 de dezembro de 2021
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.