Um dos jogos mais importantes da história do Atlético foi contra o Internacional, próximo adversário do Galo no Campeonato Brasileiro. O duelo entre Alvinegro e Colorado tem muita tradição e conta com um capítulo gigante.

Em 1980, Atlético e Inter chegaram à semifinal do Campeonato Brasileiro. Repleto de craques dos dois lados, o duelo prometia ser super equilibrado e até se cogitava na época que não haveria favorito.

O Internacional chegava com moral, pois era o atual campeão do Brasileirão. Em 1979, o Colorado ergueu a taça de forma invicta, sendo, até hoje, o dono do posto de único campeão sem nenhuma derrota da história da competição.

Já o Atlético tinha em campo nomes como Toninho Cerezo, Palhinha, Reinaldo, Éder Aleixo, grandes personagens da história atleticana e também da Seleção Brasileira.

A outra semifinal foi disputada entre Coritiba e Flamengo, e todos já presumiam a classificação do time carioca, que tinha como grande estrela: Zico. O palpite se confirmou e o rubro-negro chegou à final.

OS JOGOS

A primeira partida da semifinal entre Atlético e Inter aconteceu no Mineirão e os times empataram em 1 a 1. Com o resultado, a decisão da vaga para a final ficou para Porto Alegre.

Com quase 60 mil torcedores no Beira-Rio, o Atlético não se intimidou e logo aos 17′ minutos do primeiro tempo, Reinaldo abriu o placar para o Galo. A partir daí, começou um duelo espetacular e o Alvinegro seguiu buscando a vitória em terras gaúchas.

Aos 45′ da etapa inicial, Éder Aleixo cobrou uma falta com muita maestria e ampliou o placar para o Atlético. O gol simplesmente causou um silêncio ensurdecedor no estádio e o Galo foi para o intervalo com um 2 a 0 no placar.

Veio a segunda etapa e a partida ficou mais truncada. O Atlético, sabendo da vantagem, administrou o resultado até os minutos finais. Não satisfeito, Éder Aleixo, que fazia aniversário naquele 25 de maio, tratou de fazer outro golaço e mandou os colorados irem embora pra casa. O Galo venceu por 3 a 0 e em uma de suas maiores exibições da história do Brasileirão, chegava à final mais uma vez.

O Colorado jogou com: Gasperin; Carlos Alberto, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Toninho (Jones) e Cléo; Jair, Adilson (Chico Spina) e Mário Sérgio – Tec: Ênio Andrade.

O Atlético jogou com: João Leite; Orlando, Silvestre, Luisinho e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo (Ângelo) e Éder Aleixo – Tec: Procópio Cardoso.

15 de junho de 2021
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.