O dono do apito na partida do Atlético contra a URT, na estreia do Campeonato Mineiro 2021 será Ricardo Marques Ribeiro.

Vai ser o reencontro do árbitro com o Atlético depois de 5 anos. O último jogo que Ricardo Marques Ribeiro apitou foi em 2016, e, por coincidência, na partida do Galo contra a URT, pelo Campeonato Mineiro.

A relação entre Atlético e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não é boa. Tudo começou em 2009, quando o até então presidente, Alexandre Kalil, divulgou uma nota oficial ao então presidente da Comissão Nacional de Argitragem (Conaf), Sérgio Corrêa, e também ao presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) na época, Paulo Schettino, e ao presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, pedindo que o árbitro não fosse escalado em jogos do Galo.

Na nota, Alexandre Kalil acusou o juiz de ser funcionário do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Wanderley Salgado de Paiva. O dirigente atleticano considera que a subordinação hierárquica impedia o árbitro de atuar nos torneios dos quais participem Atlético e Cruzeiro.

Depois do episódio, Ricardo Marques Ribeiro só voltar a apitar uma partida do Atlético após 6 anos. Foi no jogo contra o Tombense, no Independência, pelo campeonato mineiro de 2016.

POLÊMICA EM JOGO DO RIVAL

Em 2017, Ricardo Marques Ribeiro se envolveu em uma polêmica em uma partida do Cruzeiro contra o Uberlândia. A relação com o Galo é tão conturbada, que fez o Atlético se mexer nos bastidores.

Na partida, o juiz teve uma atuação contestada. O jogo acabou empatado por 2 a 2. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o árbitro assinalou penalidade do lateral-esquerdo Rogério em Ábila e causou revolta nos jogadores do Uberlândia. Eles argumentaram que o argentino teria se jogado depois de um choque na grande área. A partida apontava 1 a 0 para o Uberlândia.

Imediatamente, o Atlético enviou um ofício à FMF solicitando o afastamento do árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

“O Clube Atlético Mineiro encaminhou, nesta terça-feira, ofício à Federação Mineira de Futebol solicitando o afastamento do sr. Ricardo Marques Ribeiro do quadro de arbitragens”, comunicou o clube alvinegro.

Domenico Bhering, diretor de comunicação do clube na época, confirmou a informação e falou o motivo em poucas palavras.

“Histórico e principalmente o jogo de ontem (segunda-feira) em Uberlândia”.

Lásaro Ramos, diretor jurídico do Atlético também falou sobre o caso.

“O histórico do senhor Ricardo Marques Ribeiro foi rememorado ontem (segunda-feira). Ele tem um histórico de jogos que envolve o Cruzeiro. Ontem (segunda), ele cometeu erros clássicos, especialmente na marcação de um pênalti absolutamente inexistente, fora outros erros. Em face a essa atuação, nós requeremos o afastamento dele do Campeonato Mineiro. A comissão, sei lá, vai passar para ele um aperfeiçoamento, uma reciclagem, o que for. Mas ele não tem condição de apitar neste momento, especialmente jogos que envolvem o Cruzeiro”, disse Cândido em entrevista ao Superesportes.

26 de fevereiro de 2021
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.