O Galo foi o grande vencedor do Troféu Guará Bmg 2024. Os eleitos para a seleção da temporada foram revelados nesta quinta-feira (19/12). O Atlético teve maioria, com seis atletas, além do técnico Gabriel Milito e do prêmio de revelação do ano, conquistado pelo atacante Alisson, cria da base alvinegra. O Atlético recebeu, ainda, os troféus de Campeão Mineiro (pentacampeão) e artilheiro do ano, prêmio que ficou dividido entre Hulk e Paulinho, com 19 gols cada.
O goleiro Everson, o zagueiro argentino Rodrigo Battaglia, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meia Gustavo Scarpa e os atacantes Paulinho e Hulk ficaram entre os 11 melhores do futebol mineiro na temporada.
O Troféu – A Rádio Itatiaia organiza o Troféu Guará desde 1962, para eleger os melhores do futebol mineiro a cada ano. A premiação leva esse nome em homenagem ao ídolo do Atlético, Guaracy Januzzi. Guará, como era mais conhecido, foi atacante do Galo na década de 30 e é o maior artilheiro da história do clássico mineiro, com 26 gols.
Os premiados:
Everson – Goleiro
Uma temporada marcada por grandes atuações do goleiro atleticano. Everson foi protagonista da reta final do ano, acumulando milagres. Ele atuou em 59 partidas em 2024, tendo como um feito individual a marca de segundo jogador com mais jogos pelo Galo na Libertadores, com 46, só atrás de São Victor.
Rodrigo Battaglia – Zagueiro
Atuando na linha da defesa, o argentino se destacou sendo titular absoluto do Atlético. Foram 56 jogos e quatro gols, sendo dois deles de suma importância: o que deu a vitória para o Galo diante do San Lorenzo, na Arena MRV, nas oitavas de final da Libertadores, e o gol da vitória contra o São Paulo no Morumbis, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Guilherme Arana – Lateral
O melhor lateral do futebol brasileiro fez mais uma temporada de alto nível. Foi o artilheiro do Atlético na Copa do Brasil, com três gols, sendo um deles a pintura diante do Vasco da Gama, no 2 a 1 do jogo de ida das semifinais. Arana realizou 51 jogos e marcou 5 gols em 2024, sendo convocado por Dorival Junior para a Seleção Brasileira em três ocasiões.
Gustavo Scarpa – Meia-atacante
Um dos grandes reforços do Brasil, Scarpa demonstrou toda a sua capacidade técnica com gols e assistências. Foi o segundo jogador que mais passes para gol distribuiu para o Atlético, com 12, além de ter sido o atleta que mais vezes defendeu o manto em 2024, com 65 aparições.
Paulinho – Atacante
Pelo segundo ano consecutivo, foi o principal artilheiro do Atlético, desta vez, empatado com Hulk, ambos com 19 gols marcados. Paulinho seguiu iluminado na Libertadores, com 7 gols anotados. Também manteve a alta frequência de jogos realizados, com 59 partidas. Se tornou o quinto maior artilheiro do Atlético no século XXI, ao atingir 50 gols em 120 jogos, ultrapassando o meia-atacante Luan Madson.
Hulk – Atacante
Foi o líder do Atlético em participações em gols, com 19 gols marcados e 13 assistências, sendo o artilheiro e garçom do Atlético. Acumulou belos gols, um deles aquele no ângulo contra o Vasco da Gama que garantiu o Atlético na final da Copa do Brasil. São 114 gols em 226 jogos pelo Atlético, o maior artilheiro do Clube no século XXI.
Alisson – Revelação
O garoto de 19 anos fez a primeira temporada completa no time profissional do Atlético, anotando três gols: Mineiro, Brasileiro e Libertadores. No Estadual, fez um golaço diante do Tombense, na Arena MRV.
Gabriel Milito – Técnico
Comandou o time rumo ao feito inédito de disputar as finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil no mesmo ano. Além disso, chegou ao Atlético em março já com as duas finais do Campeonato Mineiro à vista. O Galo derrotou o rival por 5 a 3 no agregado para ser pentacampeão estadual. Também se tornou o técnico argentino com mais jogos à frente do Atlético (62 jogos).
*com informações do site do ATLÉTICO
Os comentários estão fechados.