Foto: Arte/ GloboEsporte.com

Foi em um 17 de abril, mas lá em 1921, que Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez na história. A partida não valeu por nenhum torneio oficial, foi um amistoso que valeu como preliminar para uma partida do América Mineiro no estádio Prado Mineiro, hoje, o clube dos oficiais da Polícia Militar, no bairro Prado.

O resultado não foi dos melhores, o Atlético acabou sendo derrotado pelo placar de 3 a 0. Mas a mídia daquela época elogiou bastante o clube alvinegro.

“Com respeito ao Athletico, não é preciso dizer senão que a sua tradição e glorias que lhe cobrem o pavilhão exigem sempre, da sua parte, esforço e vontade firme” – jornal Diário de Minas sobre o Atlético.

ESTÁDIO DO PRADO MINEIRO – Foto: Coleção Otávio Dias Filho

CURIOSIDADE

Aleixanor Alves Pereira foi o árbitro da partida e o que poucos atleticanos sabem nos dias de hoje, é que ele foi um dos 22 jovens que fundaram o Clube Atlético Mineiro. Ele também foi presidente do Galo 10 anos antes da realização do primeiro clássico da história, em 1911.

Logo depois o primeiro clássico, o Galo ainda enfrentaria o Cruzeiro (Palestra Itália) por mais duas vezes em 1921. Os jogos foram válidos pelo Campeonato Mineiro e o Atlético venceu um e empatou outro.

PRIMEIRO TIME DO GALO CONTRA O CRUZEIRO

Com informações dos jornalistas Frederico Ribeiro e Gabriel Duarte e jornal Diário de Minas

08 de abril de 2021
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.