Um dos convidados de honra do Atlético para o primeiro evento oficial da inauguração da Arena MRV, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre o pedido do Galo em transformar o título “Campeão dos Campeões” de 1937 como Campeonato Brasileiro.
Tem o pleito do Atlético, que é pertinente, e fez um dossiê significativo com relação ao título de 1937. A CBF está conduzindo isso com critério grande, de checar toda a pesquisa do trabalho recebido. Não só da CBF, mas de outros órgãos, como a Conmebol, para que possa dar toda a sua informação com relação ao pleito – disse Ednaldo em entrevista à rádio Itatiaia.
Havia uma expectativa de que, na visita ao novo estádio do clube, Ednaldo pudesse homologar o dossiê protocolado pelo clube, na CBF, em fevereiro de 2022. O Atlético juntou argumentações e recortes de jornais da época para defender que a sua conquista contra a Portuguesa-SP, o Fluminense-RJ e o Rio Branco-ES tinha o mesmo peso de um Brasileirão da época.
Entretanto, a diretoria do Atlético sabia, previamente, que a vinda do presidente da CBF não teria 1937 como tema. Previamente, Ednaldo avisou que não tinha condições de se decidir sobre o tema (nem para o “sim”, nem para o “não”). Ele ainda precisa se reunir com os diretores de competição (Júlio Avellar) e jurídico (Gamil Föppel).
O Atlético teve pareceres favoráveis, na época do ingresso do dossiê, dos ex-diretores de competição e jurídico da CBF. Entretanto, Ednaldo Rodrigues foi eleito para o cargo em 23 de março de 2022, um mês após, e trocou os dirigentes, começando o processo praticamente do zero.
O dossiê de 1937
Na época da Supercopa do Brasil, Atlético x Flamengo em Cuiabá, fevereiro de 2022, a reportagem recebeu o dossiê que o Galo havia construído para convencer a CBF de que foi campeão brasileiro de 1937. Se pautava em “isonomia e jurisprudência”, e apontava que havia elementos sólidos para a homologação.
Na ocasião, o ge também recontou a história do “Campeão dos Campeões” do Galo, que envolvia nomes como Kafunga e Guará, ídolos do Atlético. Tais informações acabaram também entrando numa segunda versão do dossiê do clube.
O Atlético também cita, no documento, que sua solicitação se debruça à “Resolução da Presidência da CBF”, em dezembro de 2010, a qual unificou os títulos da Taça Brasil (1959-1968) e Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970) como equivalentes a campeonatos brasileiros.
Os comentários estão fechados.