Cria do Atlético, o atacante Savinho será jogador do Manchester City, da Inglaterra, a partir da temporada 2024/2025. É o que garante o jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências. Nesta terça-feira (2/7), ele afirmou que todos os documentos necessários para a transação foram assinados e, assim, o negócio foi selado.

O jogador de 19 anos pertencia ao Troyes, da França, equipe que, assim como o time de Manchester, é administrada pelo Grupo City. Na temporada 2023/2024, ele foi emprestado para o Girona, da Espanha (clube que também é comandado pela empresa), onde se destacou.

Savinho foi um dos grandes destaques da última edição do Campeonato Espanhol. Ele marcou nove gols e distribuiu 10 assistências em 36 jogos disputados na competição, que teve o Girona como “time-sensação” – a equipe terminou em terceiro lugar, abaixo apenas de Real Madrid e Barcelona.

O ótimo desempenho na Espanha rendeu ao jovem duas convocações para a Seleção Brasileira – a primeira, para amistosos contra Inglaterra e Espanha, e a segunda, para a disputa da Copa América, nos Estados Unidos, entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Savinho, inclusive, foi titular e marcou o segundo gol da equipe de Dorival Júnior na goleada por 4 a 1 sobre o Paraguai, pela segunda rodada do Grupo D do torneio, no Allegiant Stadium, em Paradise, nos Estados Unidos.

O Grupo City recebeu muitas propostas por Savinho, de acordo com Fabrizio Romano, mas decidiu mantê-lo e levá-lo ao Manchester City, principal time da empresa e um dos melhores do mundo. Dono de percentual dos direitos econômicos do atacante, o Atlético deve lucrar com a venda dele ao clube inglês.

Atlético deve lucrar com venda de Savinho

Detentor de 12,5% dos direitos econômicos do atleta, o Galo deve receber parte do valor total da transferência de Savinho para o Manchester City.

Além disso, o Atlético ainda deve lucrar a partir de um pequeno percentual previsto pelo mecanismo de solidariedade da Fifa. A regra foi criada para beneficiar os clubes formadores dos atletas.

O valor da transferência não foi divulgado. No entanto, Fabrizio Romano disse, no início do ano, que o Grupo City chegou a recusar ofertas de 30 milhões de euros (cerca de R$ 159,2 milhões na cotação atual) de outros clubes do futebol europeu por Savinho. Esses valores, portanto, devem servir de referência para a negociação.

Savinho pelo Atlético

Apesar das grandes expectativas da torcida, Savinho foi pouco aproveitado pelo Atlético. Acionado em jogos do profissional nos anos de 2021 e 2022, o atacante marcou dois gols e ofereceu uma assistência em 27 partidas com a camisa preta e branca.

Savinho foi vendido pelo Galo ao Troyes, da França (clube pertencente ao Grupo City), em junho de 2022, por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 35,6 milhões na cotação da época). O atleta, de toda forma, sequer chegou a atuar pelo time francês, tendo sido emprestado ao PSV, da Holanda, antes de defender o Girona.

*com informações do site NO ATAQUE

02 de julho de 2024
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.