Com mando de campo da FMF, a decisão do Campeonato Mineiro não tem vantagem para nenhum dos clubes finalistas. Por isso, caso a final tenha placar de igualdade, o campeão será conhecido nos pênaltis, o que seria um feito inédito na história de um Atlético e Cruzeiro no Estadual.
Nunca os rivais decidiram um título estadual nas penalidades. No entanto, Galo e Cruzeiro já tiveram disputas de pênaltis em outras competições.
No Campeonato Brasileiro de 1988, os times empataram por 0 a 0 e a decisão do ponto extra, já que o empate dava um ponto para cada equipe, foi para os pênaltis. O Galo venceu o rival.
Em 1993, os times se enfrentaram pela semifinal da Copa Ouro. Após empate em 0 a 0, o Galo levou a melhor nas penalidades e foi para a final da competição sul-americana.
Dois anos mais tarde, em um torneio amistoso (Final da Taça Eduardo Azeredo), o rival venceu nos pênaltis e ficou com a taça.
A última disputa de pênaltis entre Atlético e Cruzeiro aconteceu na semifinal da Copa Sul-Minas de 2001. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Galo foi derrotado nas penalidades.
Os comentários estão fechados.