Atlético e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 17h, pela grande final da Libertadores. A partida será em Buenos Aires, na Argentina. Os alvinegros voltam a duelar por um mata-mata após 5 anos. E por falar em mata-mata, isso não é novidade se tratando de Galo e Fogão. Será o 11º mata-mata entre mineiros e cariocas.

O Botafogo é um verdadeiro algoz na história do Atlético. O Galo terá a chance de diminuir a desvantagem contra o time carioca. Nos 10 mata-matas anteriores, o time da estrela solitária levou a melhor em 7, contra 3 do Carijó.

1º MATA-MATA – Taça Brasil

O primeiro encontro aconteceu em 1967. Atlético e Botafogo disputavam uma vaga na terceira fase da Taça Brasil. O confronto foi definido em três jogos.

A primeira partida aconteceu no Maracanã, vitória botafoguense por 3 a 2. No segundo jogo, no Mineirão, o Galo deu o troco e venceu por 1 a 0. O classificado ficou para o 3º jogo que também foi no Gigante da Pampulha.

Após um empate em 1 a 1, o classificado foi definido em sorteio. Na “moedinha”, deu Galo.

2º MATA-MATA – Copa Conmebol

Em 1993, Atlético e Botafogo disputavam uma vaga na final da Copa Conmebol daquele ano no segundo mata-mata entre os times. A primeira partida aconteceu no Mineirão, com vitória do Galo por 3 a 1.

Na partida de volta, no Rio de Janeiro, o Botafogo fez o que precisava e derrotou o Atlético por 3 a 0 e avançou para a final da competição. O time carioca acabou sagrando-se campeão contra o Peñarol do Uruguai.

3º MATA-MATA – Campeonato Brasileiro

Um ano depois de se enfrentarem no mata-mata da Conmebol, Atlético e Botafogo voltaram a se encontrar em um momento decisivo.

Pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1994, o Atlético enfrentou o Botafogo no Mineirão na primeira partida. Com o estádio lotado, o Galo não perdoou o time carioca e venceu por 2 a 0, largando na frente por uma vaga na semifinal do Brasileirão.

No jogo da volta, o Botafogo acabou vencendo por 2 a 1, mas não foi o suficiente para eliminar o Galo.

Na semifinal, o Atlético acabou sendo eliminado pelo Corinthians.

4º MATA-MATA – Copa do Brasil

O quarto duelo em mata-mata veio em 2007. A primeira partida ocorreu no Mineirão e ninguém venceu. A torcida do Galo assistiu um 0 a 0 e o Atlético foi tentar a classificação no Maracanã.

Na partida de volta, o Atlético saiu na frente do Botafogo e como valia o critério gol marcado fora de casa, o Galo só seria eliminado se sofresse a virada do time carioca, e ela aconteceu. O Botafogo virou a partida para 2 a 1 e estava levando a classificação.

O ERRO HISTÓRICO

A partida se encaminhava para o final, mas aos 46′ minutos do 2º tempo, o Atlético teve um pênalti ESCANDALOSO não marcado a seu favor pelo árbitro Carlos Eugênio Simon.

Se fosse convertido, o placar seria 2 a 2 e o Atlético sairia do Maracanã classificado para a semifinal da Copa do Brasil de 2007.

RELEMBRE UM DOS MAIORES ERROS DA HISTÓRIA JÁ COMETIDOS CONTRA O ATLÉTICO

5º MATA-MATA – Copa do Brasil

Um ano depois após a eliminação histórica para o Botafogo no Maracanã, o Atlético voltou a encontrar o adversário na edição de 2008.

Era a fase oitavas de final e assim como em 2007, a primeira partida do mata-mata aconteceu no Mineirão, em Belo Horizonte e terminou 0 a 0.

O Galo foi ao Rio de Janeiro mais um vez tentar a classificação, desta vez o palco foi o estádio do Engenhão, mas em uma partida ruim do Atlético, o time do técnico Geninho foi presa fácil e acabou sendo derrotado por 2 a 0 e deu adeus à Copa do Brasil.

6º MATA-MATA – Copa Sul-Americana

Após ser eliminado pelo Botafogo na Copa do Brasil em 2008, o destino colocou o time carioca outra vez no caminho do Atlético no mesmo ano, desta vez, na Copa Sul-Americana.

Era o ano do centenário atleticano e o Atlético comemorava o fato de estar disputando uma competição internacional.

Como de costume, a primeira partida foi realizada no Mineirão e a torcida do Atlético voltou pra casa chorando. Impiedoso, o Botafogo goleou o Galo por 5 a 2 e praticamente assegurou a classificação do time carioca.

Na partida de volta, o Atlético foi derrotado outra vez. Perdeu por 3 a 1 no Rio de Janeiro e deu adeus à Sul-Americana logo na primeira fase.

7º MATA-MATA – Copa Sul-Americana

Três anos depois da eliminação na Sul-Americana para o Botafogo, lá estava o Atlético outra vez enfrentando o time carioca na competição continental.

Mais algoz do que nunca, o Botafogo veio ao Ipatingão e derrotou o Galo por 2 a 1 na primeira partida. Já no jogo da volta, outra vitória carioca. No Rio de Janeiro, vitória de 1 a 0 sobre o Atlético e novamente a vaga era do time da estrela solitária.

8º MATA-MATA – Copa do Brasil

O oitavo encontro em mata-matas entre Atlético e Botafogo ocorreu em 2013. Campeão da Libertadores, o Galo entrou direto na fase oitavas de final da Copa do Brasil e chegou como um dos grandes favoritos ao título.

A partida de ida aconteceu no Maracanã e o Galo encontrou um Botafogo em boa fase, comandado pelo veterano Seedorf. O Atlético tinha Ronaldinho Gaúcho em seu elenco e o bruxo era a grande esperança dos atleticanos.

O Galo saiu na frente do placar, mas acabou levando a virada e foi derrotado por 4 a 2.

Na partida de volta, no Independência, o Atlético frustrou a Massa e não conseguiu derrotar o Botafogo. O Galo até tentou, mas acabou empatando com os cariocas em 2 a 2 e novamente foi eliminado da Copa do Brasil.

9º MATA-MATA – Copa do Brasil

O penúltimo encontro entre os Alvinegros em um mata-mata, aconteceu em 2017. Pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Galo venceu o Botafogo por 1 a 0, no primeiro jogo, disputado em Belo Horizonte.

No jogo da volta, derrota por 3 a 0 para o time carioca e outra vez o algoz atleticano mandou o Galo eliminado pra casa.

10º MATA-MATA – Copa Sul-Americana

O último duelo entre os times por um mata-mata ocorreu pela Sul-Americana de 2019. Nas quartas de final, o Galo foi até o Rio de Janeiro e derrotou os cariocas por 1 a 0.

Na partida de volta, nova vitória atleticana, desta vez por 2 a 0 e vaga garantida para a semifinal da competição.

ATLÉTICO x BOTAFOGO – MATA-MATAS

Taça Brasil 1967

  • Botafogo 3 x 2 Atlético
  • Atlético 1 x 0 Botafogo
  • Atlético 1 x 1 Botafogo

Copa Conmebol 1993

  • Atlético 3 x 1 Botafogo
  • Botafogo 3 x 0 Atlético

Campeonato Brasileiro 1994

  • Atlético 2 x 0 Botafogo
  • Botafogo 2 x 1 Atlético

Copa do Brasil 2007

  • Atlético 0 x 0 Botafogo
  • Botafogo 2 x 1 Atlético

Copa do Brasil 2008

  • Atlético 0 x 0 Botafogo
  • Botafogo 2 x 0 Atlético

Copa Sul-Americana 2008

  • Atlético 2 x 5 Botafogo
  • Botafogo 3 x 1 Atlético

Copa Sul-Americana 2011

  • Atlético 1 x 2 Botafogo
  • Botafogo 1 x 0 Atlético

Copa do Brasil 2013

  • Botafogo 4 x 2 Atlético
  • Atlético 2 x 2 Botafogo

Copa do Brasil 2017

  • Atlético 1 x 0 Botafogo
  • Botafogo 3 x 0 Atlético

Copa Sul-Americana 2019

  • Botafogo 0 x 1 Atlético
  • Atlético 2 x 0 Botafogo
28 de novembro de 2024
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.