Os 100 anos de clássico entre Atlético e Cruzeiro reserva confrontos nacionais entre os rivais de Belo Horizonte. O Galo tem ampla vantagem sobre o seu freguês em competições diferentes do Campeonato Mineiro.
Em 4 mata-matas em âmbito nacional, o Atlético levou a melhor em 3. O mais histórico foi a Copa do Brasil de 2014, quando o Galo superou o rival para o país inteiro ver.
O primeiro aconteceu pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1986. O Atlético empatou as duas partidas, mas como tinha vantagem, se classificou para semifinal daquele ano.
Já a segunda decisão por mata-mata entre os rivais aconteceu novamente pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro. O ano era 1999 e o Galo passou pelo Cruzeiro com 2 vitórias e chegou a mais uma semifinal.
O terceiro e inesquecível mata-mata aconteceu em 2014 pela histórica decisão da Copa do Brasil. Novamente com duas vitórias e sem sofrer gols do rival, o Atlético passou por cima do Cruzeiro e conquistou o título no Mineirão.
Em 2019, os times voltaram a se enfrentar pela Copa do Brasil, na fase quartas de final. Com uma derrota de 3 a 0 no primeiro jogo, o Galo não conseguiu reverter o resultado no jogo da volta e com a vitória de 2 a 0, acabou sendo eliminado da competição naquele ano.
OS MATA-MATAS NACIONAIS ENTRE OS RIVAIS
- 1º MATA-MATA
- Quartas de Final – Brasileirão – 1986
- Cruzeiro 0 x 0 Atlético
- Atlético 1 x 1 Cruzeiro
- GALO CLASSIFICADO
- 2º MATA-MATA
- Quartas de Final – Brasileirão – 1999
- Cruzeiro 2 x 4 Atlético
- Atlético 3 x 2 Cruzeiro
- GALO CLASSIFICADO
- 3º MATA-MATA
- Final – Copa do Brasil – 2014
- Atlético 2 x 0 Cruzeiro
- Cruzeiro 0 x 1 Atlético
- GALO CAMPEÃO
- 4º MATA-MATA
- Quartas de final – Copa do Brasil – 2019
- Cruzeiro 3 x 0 Atlético
- Atlético 2 x 0 Cruzeiro
- GALO ELIMINADO
MATA-MATA INTERNACIONAL TAMBÉM DEU GALO
Em 1993, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pela semifinal da Copa Ouro da Conmebol. Após empate no tempo normal em 0 a 0, o Galo eliminou o rival nos pênaltis e se classificou para a final daquele ano contra o Boca Juniors.
Os comentários estão fechados.