Prestes a ser anunciado de forma oficial, o atacante Brahian Palacios, de 21 anos, será o 7º jogador colombiano a vestir a camisa do Atlético em toda história.
O novo reforço será o único representante de seu país no atual elenco atleticano, que não tem um colombiano no time desde a saída de Dylan Borrero, em 2022. O Galo News separou os nomes dos outros compatriotas de Palacios que já vestiram a camisa alvinegra.
O primeiro colombiano no clube foi o armador Escobar, então ídolo do América de Cáli. Chegou ao Atlético no meio da temporada de 1996 para ser o camisa 10 do time no Campeonato Brasileiro. Foram apenas sete jogos e nenhum gol marcado.
Passagem tão apagada quanto a de Escobar teve o volante Del Toro, em 2000. Sem deixar saudades, entrou em campo sete vezes pelo Galo, marcando um gol.
Nove anos depois, o Atlético buscou Rentería, emprestado pelo Porto, de Portugal. Cheio de expectativas, o atacante, que teve bom momento no Internacional em 2006, quando foi campeão da Copa Libertadores, não correspondeu no clube preto e branco.
Foram apenas seis meses no Galo. Atuou em 16 partidas e marcou um gol. Em janeiro de 2010, a diretoria rescindiu o contrato com Rentería.
Em 2015, o Atlético contratou o meia Sherman Cárdenas. Apesar da grande expectativa, o colombiano não foi bem no Galo. Foram 29 jogos e apenas uma assistência.
O colombiano com melhor desempenho no Atlético foi Yimmi Chará. Ele foi comprado em 2018 e vendido ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, em 2020. Em 68 jogos, fez dez gols e deu dez assistências.
Já o colombiano mais vencedor da história do Atlético é Dylan Borrero, que chegou ao Galo em 2020 e foi vendido em 2022 ao New England Revolution. Em 47 jogos, fez três gols e deu seis assistências. Ele foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil, da Supercopa do Brasil e tricampeão estadual.
JOGADORES COLOMBIANOS NO ATLÉTICO
- Alexander Escobar – 1996
- Gustavo Del Toro – 2000
- Wason Rentería – 2009
- Sherman Cárdenas – 2015
- Yimmi Chará – 2018
- Dylan Borrero – 2020
- Brahian Palacios – 2024
Os comentários estão fechados.