O Atlético enfrentará o River Plate nesta quarta-feira, às 21h30, em Buenos Aires, na Argentina, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Será um dos jogos mais importantes do ano para o time que hoje é líder isolado do Campeonato Brasileiro.

Para largar na frente por uma vaga na semifinal da maior competição do continente, o Galo tentará voltar da Argentina com uma vitória, o que não acontece desde 2014, quando derrotou o Lanús, pela final da Recopa Sul-Americana.

Não será uma tarefa fácil derrotar o River Plate na Argentina, mas o Atlético pode se apegar a um retrospecto favorável ao futebol brasileiro.

Na história da Libertadores, o River Plate perdeu por 7 vezes como mandante na Argentina em duelos de mata-mata e 5 dessas derrotas foram para times brasileiros.

O Estudiantes, que também é argentino, é o primeiro da lista. Na semifinal da Libertadores de 1970, a equipe derrotou o River Plate por 1 a 0 no Monumental de Nuñez. No jogo da volta, nova vitória, desta vez por 3 a 1.

Trinta e quatro anos mais tarde, em 2004, o Santos Laguna, do México, derrotou o River por 2 a 1 no Monumental, e até levou a decisão para os pênaltis, já que havia perdido o primeiro jogo em casa por 1 a 0. Nas penalidades, o River Plate conseguiu a vaga para às quartas de final daquele ano.

DERROTAS PARA OS BRASILEIROS

Demorou 32 anos para o River Plate voltar a ser derrotado em casa em um mata-mata da Libertadores após a primeira derrota. Em 2002, o Grêmio foi o algoz da equipe vencendo por 2 a 1 o primeiro jogo das oitavas de final daquele ano. Na partida de volta, goleada impiedosa do Tricolor gaúcho em Porto Alegre: 4 a 0.

Três anos mais tarde, nova derrota. O São Paulo fez uma partida épica e venceu os donos da casa por 3 a 2, em partida válida pela semifinal da competição. Como venceu o primeiro jogo no Morumbi por 2 a 0, o Tricolor Paulista carimbou a vaga para a final, onde seria, mais tarde, o campeão.

Em 2015, o River Plate chegou nas oitavas de final recebendo o Cruzeiro. A equipe da casa foi derrotada por 1 a 0 na Argentina, mas no jogo da volta, aplicou um impiedoso 3 a 0 no Mineirão e eliminou o time de Belo Horizonte.

O Grêmio voltou a ser algoz do River Plate na Argentina, mas o final foi diferente da primeira vez. Pela semifinal da Libertadores de 2018, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Monumental de Nuñuz. No jogo da volta, em Porto Alegre, o River derrotou os gaúchos por 2 a 1 e pelo critério gol fora de casa, foi para a final.

Já a última derrota dos argentinos no Monumental de Nuñez aconteceu ano passado. Novamente pela semifinal, o River levou um sonoro 3 a 0 do Palmeiras na primeira partida. Na volta, em São Paulo, o time argentino até tentou, venceu por 2 a 0, mas acabou sendo eliminado.

DERROTAS DO RIVER PLATE COMO MANDANTE NA ARGENTINA EM MATA-MATAS NA LIBERTADORES

  • 1970 – River Plate 0 x 1 Estudiantes
  • 2002 – River Plate 1 x 2 Grêmio
  • 2004 – River Plate 1 x 2 Santos Laguna
  • 2005 – River Plate 2 x 3 São Paulo
  • 2015 – River Plate 0 x 1 Cruzeiro
  • 2018 – River Plate 0 x 1 Grêmio
  • 2020 – River Plate 0 x 3 Palmeiras
09 de agosto de 2021
Este artigo não possui comentários

Os comentários estão fechados.