Rivais históricos, Atlético e Flamengo vão decidir uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, 21h30, no Maracanã. Será o 8º “confronto decisivo” entre os times na história. O rival carioca leva uma pequena vantagem, tento 4 vitórias contra 3 do Galo.
Galo e Flamengo já estiveram frente a frente em duas decisões de título: Brasileiro de 1980 e Supercopa de 2022. Também mediram forças em duelos eliminatórios, como a Libertadores de 81, o Brasileirão de 1986, a Copa União de 1987 e na Copa do Brasil de 2006, 2014 e agora 2022.
BRASILEIRÃO – 1980
Flamengo e Galo disputaram a final do Brasileiro de 1980. No duelo de ida, vitória atleticana por 1 a 0, no Mineirão, com gol de Reinaldo. No Maracanã com mais de 154 mil pessoas, Zico e Nunes (2) fizeram os gols rubro-negros, e Reinaldo (2) descontou no 3 a 2. Apesar do 3 a 3 no agregado, o Flamengo ganhou seu primeiro título brasileiro porque tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
LIBERTADORES – 1981
Flamengo e Atlético caíram no mesmo grupo na primeira fase e terminaram empatados em pontos. Como só um clube avançava, foi marcada uma partida para desempate, no Serra Dourada.
Em um jogo cheio de polêmicas, o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores atleticanos e o duelo foi encerrado aos 37 minutos do primeiro tempo por falta do número mínimo de atletas. A Conmebol confirmou a classificação do Flamengo, que seria posteriormente o campeão após vencer o Cobreloa na final.
Este é considerado o maior roubo da história do futebol brasileiro, sendo destaque mundialmente.
BRASILEIRÃO – 1986
A primeira classificação do Atlético em cima do Flamengo foi nas oitavas de final do Brasileiro de 1986. Houve um empate em 1 a 1 no primeiro jogo, no Maracanã, com gol de Gilmar Popoca para os donos da casa e de Batista para o Galo. Em Minas, vitória atleticana por 1 a 0, com gol de Nelinho.
BRASILEIRÃO – 1987
Os clubes se enfrentaram nas semifinais da Copa União de 87 em mais um duelo empolgante. No Maracanã, Bebeto fez o gol da vitória rubro-negra por 1 a 0. No Mineirão, o Flamengo abriu 2 a 0 com Zico e Bebeto, mas o Galo chegou ao empate com Chiquinho e Sérgio Araújo e passou a pressionar. Em mais um gol que entrou para a história do clube, Renato Gaúcho arrancou do meio de campo, driblou o goleiro João Leite e marcou: 3 a 2.
COPA DO BRASIL – 2006
O Flamengo levou a melhor na disputa das quartas de final da Copa do Brasil de 2006. A equipe carioca encaminhou a classificação no primeiro jogo, no Maracanã, ao vencer por 4 a 1 – gols de Renato Abreu (2), Obina e Jônatas; Marinho descontou para os atleticanos.
No Mineirão, empate em 0 a 0 e eliminação atleticana.
COPA DO BRASIL – 2014
A Copa do Brasil 2014 reservou mais um duelo entre os clubes, desta vez pela semifinal. O Flamengo abriu boa vantagem no Maracanã ao vencer por 2 a 0, com gols de Cáceres e Chicão. No Mineirão, Everton aumentou ainda mais a vantagem rubro-negra, mas o Galo acreditou, virou para 4 a 1 com gols de Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan e passou para a final.
Naquele ano histórico para o clube, o Galo enfrentou o Cruzeiro na final e conquistou o título com duas vitórias sobre o velho freguês.
SUPERCOPA DO BRASIL – 2022
O último duelo entre os rivais com caráter decisivo foi nesta temporada. Campeão de tudo no Brasil em 2021, o Atlético conquistou o direito de disputar a Supercopa do Brasil, competição que consagra o campeão brasil e da copa do brasil do ano anterior. O Galo conquistou os dois títulos nacionais naquele ano e o Flamengo, por ter sido vice-campeão brasileiro, entrou na disputa respaldado pelo regulamento da competição.
Não deu outra, o título ficou com quem merecia. Em jogo único disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, os times empataram em 2 a 2 e a decisão foi para os pênaltis. Everson, o goleiro atleticano, defendeu 3 cobranças e levou o Atlético ao título da Supercopa.
Os comentários estão fechados.