A derrota para o Avaí deixou o Atlético estacionado em 7º lugar na tabela e a 5 pontos do G4 do Campeonato Brasileiro. Com o resultado negativo, às chances do Galo ir para a Libertadores caíram para 24%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, antes da partida em Florianópolis, às chances eram de 33%.
Ainda de acordo com a UFMG, chegar aos 59 pontos é quase garantia de vaga na competição continental. Com essa pontuação, os times terão 97,07% de chance de jogar a Libertadores em 2023.
O Atlético tem 40 pontos atualmente. Para chegar aos 59, precisa somar 19 nas 11 rodadas restantes. São necessários, até o fim do Brasileirão, seis vitórias e um empate.
G-4, G-5 OU ATÉ G-9
A zona de presença direta na fase de grupos da Libertadores pode virar G-5 e até G-6, já que o Flamengo (3º), o Fluminense (4º) e o Corinthians (5º) estão na Copa do Brasil. E o Flamengo ainda disputa a final da Libertadores com o Athletico-PR (6º).
Em caso hipotético de o Flamengo ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil, ele disputará a próxima edição da Libertadores via Conmebol. Então, sua vaga no Brasileiro será transferida a outro clube mais bem colocado tirando os já classificados, e o mesmo acontecerá com sua vaga na Copa do Brasil.
O G-6 até poderia virar G-9, mas o São Paulo irá decidir a Sul-Americana com o Del Valle, e o Tricolor está em 13º. É também o “intruso” na semifinal da Copa do Brasil contra os já integrantes da zona de Libertadores, e bem azarão na disputa da semifinal contra o Flamengo.
Os comentários estão fechados.